Tipos de Câncer - Câncer de A a Z

Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer e a doença pode existir em qualquer órgão do corpo, já que o câncer pode se desenvolver a partir de quase qualquer tipo de célula. O Leforte Oncologia preparou um guia de A a Z com informações sobre os principais tipo de câncer. Confira na lista alfabética abaixo:

Câncer de Abdômen

As alternativas terapêuticas são quimioterapia, radioterapia e, em casos em que o câncer está mais avançado, cirurgia. A opção feita pelo médico oncologista surgirá conforme um conjunto de fatores, como idade do paciente, seu histórico clínico, condições de saúde, evolução do câncer, entre outros.

Câncer de Boca

Origina-se nas células de estruturas da boca e na orofaringe.

Câncer de Cabeça

Câncer com grande possibilidade de prevenção, pois as causas principais são o alcoolismo e o tabagismo. O tabagismo aumenta em 10 vezes o risco de desenvolver esta doença, e o alcoolismo, em 7 vezes.

Câncer de colo de útero ou cervical

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Está relacionado à infecção pelo vírus HPV.

Câncer de Estômago

O câncer gástrico é duas vezes mais comum em homens do que em mulheres. Cerca de 65% da população diagnosticada tem idade superior a 50 anos, e a maior parte dos casos recebe o nome de adenocarcinoma.

Câncer de Fígado

Câncer com grande possibilidade de prevenção, pois as causas principais são o alcoolismo e o tabagismo. O tabagismo aumenta em 10 vezes o risco de desenvolver esta doença, e o alcoolismo, em 7 vezes.

Câncer de Laringe

Representa cerca de 4% de todos os tipos de câncer. Geralmente se origina nas pregas vocais, razão pela qual o sintoma inicial costuma ser rouquidão, dificuldade para se alimentar e dor no pescoço.

Câncer Linfático

A característica do câncer linfático ou linfoma é a proliferação anormal de células que defendem nosso organismo, que são os linfócitos. A prevalência do câncer aumenta conforme a faixa etária.

Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum em mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano.

Câncer de Pele

É o tipo de câncer mais comum no mundo – 5% dos casos são melanomas, e se identificados em estágio inicial, apresentam alto potencial de cura. Exposição excessiva ao sol é um dos fatores de risco.

Câncer Próstata

Mais frequente em homens com idade acima de 65 anos. É comum o aumento da glândula prostática nesta fase, o que leva a alterações urinárias. A dosagem de PSA é um dos principais exames.

Câncer de Pulmão

É um dos tumores mais comuns no mundo, principalmente nos homens. Por ano, são diagnosticados 1,3 milhão de novos casos, e em 90% deles, existe relação com o tabagismo, o principal fator de risco.

Câncer de Pâncreas

Entre 90 a 95% dos tumores malignos do pâncreas são no tecido que produz e conduz as enzimas para digestão de proteínas e gorduras. A incidência vem aumentando e já é a 4ª causa de morte por câncer nos países ocidentais.

Câncer de Rim

Cigarro, hipertensão arterial e obesidade são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer de rim.