Oncologia Clínica

Depois da confirmação do diagnóstico, o tratamento do câncer pode envolver várias etapas de tratamento, dependendo, principalmente, do tipo e estágio do tumor. Idade, doenças correlacionadas e demais fatores também são consideradas pela equipe multidisciplinar do Leforte Oncologia ao decidir qual será o plano terapêutico do paciente.

A especialidade oncologia Clínica atua no tratamento e acompanhamento do câncer sólido ou hematológico. O oncologista clínico é o responsável pela prescrição medicamentosa (via oral ou venosa) para todos os tipos de câncer. Algumas terapias que entram nessa lista são Quimioterapia, Hormonioterapia, Iodoterapia , Terapias-Alvo e Imunoterapia.

QUIMIOTERAPIA

O Leforte Oncologia segue protocolos avançados de quimioterapia, anticancerígenos que destroem as células cancerosas. Podem ser curativa, adjuvante (após cirurgia, para eliminar células tumorais remanescentes), neoadjuvante (reduzir o tamanho do tumor, para mais sucesso na cirurgia) e paliativa (melhorar a qualidade de vida do paciente – não curativa).

 

TERAPIAS-ALVO

Alta precisão no tratamento do câncer. As terapias atacam com mais exatidão as células cancerosas, impedindo que elas cresçam ou se dividam; eliminando-as; ou destruindo essas células com a liberação de substâncias diretamente nelas. Têm mostrado bastante eficácia em alguns tipos de câncer, como melanomas, câncer de mama, leucemia (LMC), câncer de pulmão e câncer colorretal.

Hormonioterapia

Reduz ou impede a ação de hormônios nos casos em que o câncer é dependente de estímulo hormonal – câncer de mama e próstata, por exemplo.

Iodoterapia

Destinada à remoção de tecido de tireoide remanescente de procedimento cirúrgico ou ao tratamento do câncer de tireoide.

Imunoterapia

Estimula o sistema imunológico, ajudando as defesas do organismo a detectar e agredir as células cancerosas.