Câncer de Cabeça e Pescoço

Câncer com grande possibilidade de prevenção, pois as causas principais são o alcoolismo e o tabagismo. O tabagismo aumenta em 10 vezes o risco de desenvolver esta doença, e o alcoolismo, em 7 vezes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, anualmente são mais de 550 mil casos novos no mundo. O Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), registra cerca de 23 mil novos casos todos os anos, e a maior incidência está relacionada ao uso excessivo de tabaco e bebidas alcoólicas. E na maioria dos casos, está associada à condição sócio-econômica do paciente.

“Encontramos com frequência indivíduos com o tipo de câncer que sobrevivem em condições de alimentação e higiene bastante desfavoráveis. Essas pessoas, infelizmente, não têm acesso à informação, até porque não contamos com políticas públicas consistentes na prevenção e no combate à doença”, afirma o coordenador de Oncologia Clínica do Leforte Oncologia, Hezio Jadir Fernandes Junior.

 

Atenção aos sinais e prevenção

De acordo com Hézio Jadir Fernandes Junior, Coordenador da Oncologia Clinica do  Leforte Oncologia, alcoolismo, tabagismo e falta de informação e de acesso ao serviço de saúde contribuem para o elevado percentual de diagnósticos tardios, e pode deixar sequelas nos pacientes. No Brasil os tumores de cabeça e pescoço mais frequentes são da cavidade oral e da laringe.

Por isso a orientação é de tornar habitual a observação de gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). Rouquidão, dificuldade para engolir e sensação de um corpo estranho na altura do pescoço podem ser sinais de câncer de laringe.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo é uma medida de prevenção importante para o câncer de cabeça e pescoço.

Para 2018 o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) estima mais de 22 mil novos casos, 75% deles em homens.

 

 


 

Leia mais:

Atividade física no tratamento do Câncer

O que acontece com o corpo durante o tratamento contra o câncer?

Leforte Rosa: Programa do Hospital Leforte incentiva combate e prevenção do câncer de mama